10/28/2009

Inclusão Digital - Eis a questão

Assunto velho para um post novo.
Precisamos sim discutir a inclusão digital e a meneira como seu contexto vem sendo trabalhado, ou não.
Explico, basicamente a inclusão digital é "a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida." (Retirado da Wikipédia e assinado embaixo por mim)
Vamos aos fatos, Hoje os números assustam, inclusão digital hoje para a maioria significa ter orkut, msn, twitter, e estar dentro de toda e qualquer forma de se comunicar. O Brasil esta na lista dos primeiros em se tratando de acessos as redes sociais mas em último quando o assunto é a relevância de seu conteúdo, e o que acontece?
O que teria que facilitar a vida de muitos esta se tornando objeto de desestruturação.
Até onde a inclusão digital deu acesso a informação mas não ao conteúdo?
Quantos crimes virtuais vamos presenciar antes de começar a orientar e educar este acesso?
E tenho uma critíca, a culpa na maioria das vezes é de quem esta aqui e não acolhe quem acaba de chegar.
Quantas vezes eu mesma não fui "vitíma" de pessoas que não gostam de esclarecer como certa ferramenta funciona ou dizem: "vá procurar no google" - OK, até entendo, tem dias que não estamos para professor, mas e quando você percebe que a mesma pessoa que perguntou pode nesse momento ter perdido a vontade de levar isso a sério?
Estamos diante de usuarios que não se intimidam em mostrar suas preferêncas, em atacar e achar que isso não resultara em nada.
O vocabulario e o português se perderam e a ética não existe.
Mediar e levar a essas pessoas que a inclusão digital é muito mais que acessar o orkut é o que devemos fazer.
Devemos mostrar cases de sucesso de bom uso das ferramentas na internet disponivéis e mostrar que o mundo esta na distância de um click.
Quando a inclusão é para pessoas da melhor idade, senhores e senhoras que gostariam de encurtar distâncias entre a familia, buscar mais sobre o mundo e se maravilhar com atecnologia é claro que falamos com carinho e nesse caso a paciência e a confiança em educar ajuda e muito.
Educar é a palvra chave.
De nada basta ter o acesso quando a inclusão que deveria antes de mais nada ser realizada é a inclusão de um novo conceito de se comunicar, é a realidade de hoje.
O que vamos presenciar caso a orientação não venha logo é a exclusão digital como resposta de quem usa o meio de maneira coerente e ai vamos criar o "marginal digital", aquele será excluido por seu comportamento dentro do circulo.
Os projetos estão ai, vamos dar uma forcinha a eles?
Pense nisso!

Um comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Muito bom o contexto do blog!
Virei mais vezes e seguirei aqui, abs